14ª EDIÇÃO: FORMAÇÃO EQUIPO APS E4 - FISIOTERAPIA INVASIVA - ELECTROLISIS PERCUTÁNEA ECOGUIADA - 15 e 16 SETEMBRO - 2023

14ª EDIÇÃO: FORMAÇÃO EQUIPO APS E4 - FISIOTERAPIA INVASIVA - ELECTROLISIS PERCUTÁNEA ECOGUIADA - 15 e 16 SETEMBRO - 2023  
Estimado cliente, sentimos comunicar lhe que este producto atualmente não se encontra disponível em estoque e de momento nao temos data prevista de recebimento.
 

Agenda e professor

Neste curso apresentar-se-ão os últimos avanços no campo da fisioterapia invasiva mediante o desenvolvimento da equipa APS e4 de Agupunt, o qual inclui a aplicação de técnicas de electroterapia invasiva como a electrolisis percutánea, neuromodulación, electro-punción, electroestimulación percutánea, ou estimulação monopolar para permitir uma melhoria clínica do paciente e favorecer o reparo tisular dos tecidos.

Uma vez realizado o presente curso, o fisioterapeuta será capaz de aplicar todas as correntes da equipa APS e4 de Agupunt. O módulo específico de Electrolisis afunda nos princípios terapêuticos da Electrolisis Percutánea como técnica complementar a outras técnicas manuais e ao exercício terapêutico de uso clínico habitual em fisioterapia na abordagem de processos degenerativos do tendão.

No módulo de Neuromodulación Percutánea explicar-se-ão as bases biofísicas do funcionamento desta técnica, explicando os diferentes protocolos mais recentes para o seu uso, tanto para a manipulação da dor como para um melhor controlo motor das estruturas.

No módulo de Electropunción seca abordar-se-á a teoria dos pontos gatillo e explicar-se-ão os diferentes modos de tratamento com o uso das correntes percutáneas mais atuais.

No módulo de Electroacupuntura explicar-se-ão as abordagens mais clássicas desta técnica, comparando com os métodos de Neuromodulación e Electropunción seca.

DATA: Sexta-feira 15 e sábado 16 de setembro de 2023

HORÁRIO: 9:00-19:00h (ambos dias)

DOCENTE: Jose Moyano

LOCAL: Sede Fisaude Cale Serra Filabres 1. Polígono Industrial A Olivilla. 28946. Fuenlabrada (Madrid)

Que aprenderás:

OBJETIVO DOCENTES GERAIS:

- Dar ao fisioterapeuta os conhecimentos básicos sobre as diferentes bases de electroterapia percutánea (electropunción seca, electrolisis, neuromodulación e electroacupuntura) para a abordagem das afeções mais frequentes baseando na tecnologia da equipa APS e4.

OBJETIVOS DOCENTES ESPECÍFICOS:

- Dar os conhecimentos ao aluno sobre os avanços em electroterapia invasiva e o seu tratamento mediante fisioterapia com a equipa APS e4 de Agupunt.

- Dar ao aluno os conhecimentos sobre a manipulação do dispositivo APS e4.

- Dar ao aluno os conhecimentos sobre os efeitos e as características da corrente galvánica necessários para a aplicação da electrolisis percutánea.

- Dar os conhecimentos ao aluno sobre últimos avanços em electrolisis aplicada a patologia de tecido macio musculoesquelético.

- Dar ao aluno os conhecimentos sobre as zonas anatómicas sobre a que se vai realizar a electrolisis percutánea ecoguiada nas patologias mais frequentes.

- Dar ao aluno os conhecimentos sobre a técnica de neuromodulación percutánea mais atuais.

- Dar ao aluno os conhecimentos necessários para as abordagens mais frequentes e o seu tratamento com técnicas de neuromodulación percutánea.

- Dar ao aluno os conhecimentos sobre a técnica de electropunción seca mais atuais. – Dar ao aluno os conhecimentos necessários para a abordagem dos pontos gatillo mais frequentes e o seu tratamento com electropunción seca.

Dirigido a:

- Profissionais da saúde

Que precisarás:

- A organização do curso encarrega-se de fornecer todo o material.

Conteúdo:

METODOLOGIA DOCENTE:

Para o desenvolvimento do curso empregar-se-á a seguinte metodologia docente:

– O curso será dado pelo professor ajudado de suporte informático com diapositivos (PowerPoint).

– Contribuir-se-á um dossiê com material de apoio para as classes.

– Recorrer-se-á ao emprego do material necessário para as práticas (equipa APS e4, ecógrafo (se for o caso), agulhas, luvas, álcool…)

– Realizar-se-ão práticas guiadas entre os participantes do curso.

O curso é eminentemente prático.

PROGRAMA:
1. Abertura do Curso.

2. APRESENTAÇÃO EQUIPO APS e4: manipulação da interface, correntes que aplica, estimulação muscular percutánea, electrolisis, neuromodulación, electro-punción, pointer, corrente galvánica.

3. USO DO ECÓGRAFO: parâmetros básicos no uso do ecógrafo, nomenclatura básica. Ecografia dos diferentes tecidos, tendão sem vagem, tendão com vagem, músculo e nervo. Ecografia doppler.

4. ELECTROLISIS PERCUTÁNEA:

  • 4.1: Conceito de electrolisis, corrente galvánica, lei de Faraday, cálculo da dose, parâmetros clínicos, indicações, contraindicaciones, efeitos terapêuticos e clínicos.
  • 4.2: Prática de electrolisis em tendões mais frequentes, rotuliano e supraespinoso.
  • 4.3: Electrolisis em afeções musculares, ténis leg.

5. NEUROMODULACIÓN:

  • 5.1: Teoria da técnica de neuromodulación percutánea, conceito, efeitos procurados, últimos estudos.
  • 5.2: Prática de neuromodulación em ciático e radial.

6. ELECTROPUNCIÓN SECA:

  • 6.1: Teoria dos pontos gatillo miofasciales e a punción seca.
  • 6.2: Aplicação da corrente à punción seca.
  • 6.3: Prática com diferentes correntes, PES monopolar, TENS e Electrolisis em pontos gatillo do trapecio superior e infraespinoso.

7. ELECTRO ACUPUNTURA:

  • 7.1: Teoria, estudos de electroacupuntura e diferentes protocolos utilizados.
  • 7.2: Prática de electroacupuntura em lumbalgias e cervicalgias.

8. INTEGRAÇÃO DAS DIFERENTES TÉCNICAS DE FISIOTERAPIA INVASIVA.

  • 8.1: Tratamento de patologia tendinosa crónica usando as diferentes técnicas.
  • 8.2: Tratamento de patologia tendinosa aguda usando as diferentes técnicas.
  • 8.3: Tratamento de dor crónico usando as diferentes técnicas.
  • 8.4: Tratamento de dor agudo usando as diferentes técnicas.

9. Entrega de diplomas acreditativos, despedida e fechamento

Docente:

- José Moyano

- Fisioterapeuta em Fisio Imagem

FORMAÇÃO DESTACADA:

- Diplomatura em fisioterapia (2008-2011) Universidade CEU San Pablo.

- Grau em fisioterapia (2012-2013) Universidade CEU San Pablo.

- Mestrado em fisioterapia invasiva (2014-2015) Universidade CEU San Pablo.